O fracasso histórico de Concord deixou marcas profundas dentro da Sony e levou a empresa a rever sua forma de supervisionar novos projetos.
O jogo, que ficou disponível por apenas duas semanas antes de ser descontinuado, já figura entre os maiores flops da história dos videogames. Mas, segundo Hermen Hulst, chefe da Sony Interactive Entertainment, a queda de Concord trouxe lições importantes.
Sony afirma que aprendeu com Concord

Em entrevista, Hulst destacou que a Sony agora acompanha de forma muito mais próxima o desenvolvimento de seus títulos:
“Implementamos um sistema muito mais rigoroso e testes mais frequentes de muitas formas diferentes. A vantagem de cada fracasso é que agora as pessoas entendem o quão necessária é a supervisão.”
Apesar do tom crítico, Hulst reforçou que não deseja limitar a criatividade das equipes, mas sim garantir que os erros sejam detectados o quanto antes:
“Não quero que os times joguem seguro o tempo inteiro. Mas gostaria que nós, quando formos falhar, falhemos bem cedo e custando pouco dinheiro. Queremos ter uma vasta gama de comunidades e experiências para os jogadores.”
O futuro: Marathon
Agora, todas as atenções se voltam para Marathon, próximo jogo como serviço da Bungie, previsto para ser lançado até 31 de março de 2026. Resta saber se o título terá mais sorte que Concord e os outros projetos do gênero que não decolaram dentro da empresa.
E você, o que acha? Será que Marathon consegue quebrar essa sequência negativa? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: Gamespot