Em nosso último relatório, destacamos alguns dos futuros títulos da Marvel desenvolvidos pela Insomniac Games. Mas agora o foco se volta para outro projeto muito aguardado: Marvel 1943: Rise of Hydra, da Skydance New Media.
O jogo foi anunciado em outubro de 2021, fruto de uma parceria entre a Marvel Entertainment e a Skydance. O projeto é liderado por Amy Hennig, roteirista aclamada por seu trabalho em franquias como Uncharted e Legacy of Kain. Um ano depois, um teaser revelou mais detalhes e confirmou que a história traria Capitão América e Pantera Negra em plena Segunda Guerra Mundial.
Da Cinemática ao Gameplay
A real dimensão do projeto ficou clara em março de 2024, durante a GDC, quando um trailer cinematográfico impressionou pelo uso do Unreal Engine 5. A qualidade gráfica chamou tanta atenção que o título se consolidou de vez no radar dos fãs da Marvel.
Apesar de já contar com dois trailers, nenhum gameplay havia sido mostrado até então. Isso levantava dúvidas sobre como a ação do jogo corresponderia aos visuais cinematográficos. Agora, porém, esse cenário começa a mudar: surgiram online materiais de desenvolvimento que mostram pela primeira vez trechos de jogabilidade, além de várias imagens inéditas dos ambientes do jogo.







Primeiras Imagens e Cenas de Combate
O conteúdo, produzido entre 2022 e 2023, foi compartilhado por um desenvolvedor que trabalhou no projeto. É importante reforçar que se trata de material de desenvolvimento inicial, sujeito a mudanças até o lançamento.
As imagens apresentam uma ampla variedade de cenários: becos, terraços, túneis de metrô, um hotel detalhado e até uma gruta subterrânea. Curiosamente, o Capitão América não aparece em nenhuma cena apenas o Pantera Negra. Isso pode estar ligado ao estágio da produção ou simplesmente ao escopo do trabalho do artista responsável pelas capturas.
O grande destaque, no entanto, é um pequeno clipe que mostra o Pantera Negra em combate. Embora a câmera esteja posicionada de forma não convencional típico de material bruto de desenvolvimento, já é possível observar elementos importantes da jogabilidade:
- Interatividade com o ambiente, com inimigos quebrando garrafas ao atirar e objetos sendo derrubados durante a luta.
- Agilidade do Pantera Negra, com saltos sobre mesas, movimentos em alta velocidade e esquivas que sugerem um estilo de combate fluido e orientado ao parkour.
- Movimentos básicos confirmados, como ataques de longo alcance e rolagens de esquiva.
Esses detalhes levantam uma questão interessante: até que ponto o estilo ágil do Pantera Negra será diferente do estilo mais pesado e estratégico que podemos esperar do Capitão América?
Paris e Wakanda
As imagens confirmam que várias sequências do jogo se passam em Paris já anunciada como uma das duas ambientações principais. O outro cenário será Wakanda, mas até agora só tivemos uma imagem oficial revelada pela Entertainment Weekly. Isso significa que ainda há muito para ser mostrado sobre a terra natal do Pantera Negra.
Vale lembrar que, por serem materiais antigos, alguns desses ambientes podem ser modificados ou até removidos da versão final.
Expectativas e Próximos Passos
Após um adiamento, Marvel 1943: Rise of Hydra está previsto para chegar no início de 2026. A grande questão agora é: quando veremos um gameplay oficial e atualizado?
Com os rumores de que a Sony deve realizar um novo State of Play no final de setembro, existe a possibilidade concreta de que o título seja apresentado com uma nova prévia. Se isso acontecer, será a primeira chance de ver o jogo em toda sua glória, com gameplay refinado e atualizado.
Até lá, a recomendação é manter as expectativas sob controle e aguardar pacientemente.