A.I.L.A é o novo jogo de terror feito pela Pulsatrix Studio, a mesma responsável pelo Fobia – St. Dinfna Hotel, um outro jogo também do mesmo gênero, que promete trazer uma experiência de terror assustadora tanto para os fãs do gênero como pra quem busca se aventurar pela primeira vez nele.
O jogo se passa na cidade de São Paulo em 2035, e nós controlamos o Samuel, um game tester que mora em um apartamento com seu gato Jones. Ele vai ser a primeira pessoa testar o A.I.L.A, um novo console de realidade virtual que tem como finalidade criar simulações virtuais que se ajustam com base no estado mental de cada usuário, dessa forma, cada pessoa vai ter uma experiência diferente com ela.

História e Imersão
A história do jogo gira em torno de descobrir mais sobre a A.I.L.A e também sobre a empresa que a desenvolveu, a SkyTekk. Durante vários momentos o jogo te faz questionar sobre o que realmente está acontecendo ali, qual a verdadeira intenção da empresa, se a A.I.L.A realmente é uma vilã, se o Samuel está vivendo uma realidade paralela ou não e por ai vai.
E eu admito que fiquei interessado e curioso na maior parte do tempo com o jogo, ele realmente te entrega uma experiência imersiva. Por se tratar de uma inteligência artificial o jogo tem um leque de possibilidades quase que infinitas quando o assunto era criar as simulações: em um momento estamos num milharal nos dias atuais e em outro vamos direto pra idade média, e por mais maluco que isso pareça tudo funcionou super bem pra proposta do jogo.
Fora o fato de que A.I.L.A é repleto de referências a outros jogos e filmes de terror também, fazendo com que tudo ali pareça condizer mais ainda com a nossa realidade aqui. As reações do Samuel durante as experiências também são muito boas, uma vez que ele se torna o personagem daquela história e incorpora uma personalidade diferente a cada simulação.
Também é muito interessante (e perturbador) como eles conseguiram conectar cada experiência criada pela A.I.L.A com a história pessoal do Samuel, dando assim uma imersão a mais e entregando aquele ar macabro que esse gênero precisa ter.

Gameplay e Mecânicas
A sua Gameplay lembra muito a do Resident Evil 7, ele é totalmente em primeira pessoa e possui diversos tipos de armas de fogo e armas corpo a corpo também que vão variar em cada experiência.
Os inimigos do jogo também vão na mesma linha, cada experiência traz inimigos diferentes e que vão combinar com aquele universo criado pela A.I.L.A. Os chefes funcionam da mesma forma, porém pra mim foi um dos poucos pontos do jogo onde eu senti que faltou alguma coisa, as lutas contra todos eles são simples demais e sem muita mecânica envolvida.
Agora com relação aos puzzles do jogo, que é algo bem importante nesse gênero, eles são bons e bem pensados, alguns são super simples e outros já vão te dar um pouco mais de trabalho, mas nada muito absurdo. Aqui no A.I.L.A ele facilita as coisas pro jogador saber o que precisa ser feito mas mantém a dificuldade em como aquela coisa precisa ser feita. E o mesmo vale pro backtracking dele, o famoso leva e traz de itens, ele funciona da mesma forma, você nunca vai se sentir perdido totalmente.

Level Design e Atmosfera
Quanto ao seu level design é onde o A.I.L.A brilha, e muito. A Pulsatrix deu uma aula de sound design e ambientação, eles conseguiram entregar um clima de terror e suspense muito bem feitos. O jogo faz muito bem a parte de causar aflição e receio no jogador sem nem se quer colocar um inimigo pulando na sua tela.
Aqui eles brincam muito com o silêncio, que é um artifício que se bem utilizado é muito mais assustador do que qualquer coisa aparecendo do nada na sua frente seguido de um som alto. Um bom jogo de terror não é aquele que tem a maior quantidade de sustos mas sim aquele que te deixa com a sensação de medo por mais tempo e o A.I.L.A faz exatamente isso.
Por diversos momentos você vai estar andando pelas simulações criadas pela A.I.L.A acompanhado somente do silencio junto ao barulho das arvores, uma madeira rangendo, uma luz balançando ou até mesmo só com o barulho do vento e só isso, junto com a ambientação que eles criaram, é suficiente pra te causar medo.
E aqui fica nítido que a experiência do Maxmrm como diretor criativo ajudou muito a Pulsatrix em entregar momentos assim. Eles souberam reproduzir muito bem a ideia de causar medo no jogador sem apelar pra artifícios que são usados a todo momento em outros jogos desse gênero.

Veredito Final
A.I.L.A é um exemplo perfeito de que aqui no nosso país existem pessoas extremamente apaixonadas por video game e que são absurdamente talentosas. É visível o carinho que foi colocado nesse jogo e que todos que trabalharam nele queriam entregar uma experiência incrível dentro do terror.
Então se você gosta de jogos survival horror que vão te lembrar muito Resident Evil enquanto mantém sua própria identidade o A.I.L.A é perfeito pra você e também pra quem nunca jogou algum jogo do gênero.