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Review: Constance – A Arte pode Superar a Pressão nesse ”Hollow Knight-like”?

Um Metroidvania ”fofinho” que pode te surpreender. Será um substituto de Hollow Knight?

O que começou como um passeio visual por um mundo desenhado à mão rapidamente se transformou em um teste de habilidade e resiliência. A desenvolvedora BTF teve muita coragem de lançar um Metroidvania no mesmo ano do gigante Silksong, e a aposta valeu a pena. Não se deixe enganar pela estética ”fofinha” pois este jogo vai exigir de você a mesma precisão e dedicação que a protagonista exige de si mesma.

Ao ver os créditos subirem, depois de 15 horas, a sensação não foi apenas de ter vencido um jogo desafiador, mas de ter entendido uma mensagem muito importante sobre burnout e autocobrança exacerbada. É uma jornada que respeita a inteligência e os reflexos do jogador do início ao fim.

Um Mundo Pintado com Alma

A primeira coisa que salta aos olhos é a direção de arte. Tudo em Constance é desenhado à mão com uma muita fluidez, lembrando as melhores animações 2D. Mas o charme visual não é apenas estético; ele é funcional. Os inimigos e cenários refletem o estado mental da protagonista, criando uma conexão sensacional entre narrativa e visual. A trilha sonora é excelente e mantém a imersão mesmo quando você pausa o jogo para dar aquela respirada depois de suar em uma seção intensa de plataforma.

O Pincel é Mais Forte que a Espada

Mecanicamente, Constance inova ao substituir a barra de mana tradicional pelo Sistema de Tinta. Usar habilidades consome tinta, e quando ela acaba, o jogo te coloca em um dilema. Você pode continuar usando seus poderes, mas ao custo da sua própria vida. Esse sistema de risco e recompensa mantém a tensão lá no alto, é muito bacana.

O combate é rítmico e punitivo. A ausência de i-frames (invencibilidade) generosos após levar dano significa que você não pode simplesmente “tankar” como louco os chefes. É preciso aprender atacar, esquivar e usar as habilidades que aprende nas regiões. A forma de movimentação também traz identidade, ao invés do pulo na parede clássico, Constance se funde à superfície como uma poça de tinta, o que muda completamente a física e o timing da exploração. As vezes pode até ser difícil de controlar, o que é um ponto de critica para mim.

Narrativa e Exploração

A história não é jogada na sua cara; ela é descoberta. Através de flashbacks e do design dos monstros, entendemos o peso das expectativas que Constance carrega. É uma narrativa madura sobre saúde mental, integrada sutilmente ao gameplay. A exploração é não-linear e recompensadora, graças ao sistema de Inspirações (tipo buffs passivos). Como você não pode equipar tudo o que encontra, é forçado a criar “builds” que se adaptem ao seu estilo, garantindo que a minha Constance jogue de forma diferente da sua. Teve uma coisa que adorei e que deu um toque de genialidade no jogo, a Câmera In-Game: você pode tirar fotos de áreas bloqueadas para lembrar exatamente onde precisa voltar, resolvendo um dos maiores problemas do gênero sem precisar de guias externos.

Vale a pena?

A minha critica vai para o fato do jogo não contar com fast travels e a movimentação na parede não ser tão intuitiva, mas tirando isso, Constance é mais uma joia do gênero Metroidvania que combina arte com um combate punitivo e inovador e conta também com mecânicas únicas que mostram identidade. A narrativa aborda temas atuais sobre saúde mental e pressão criativa. Sem dúvida é uma experiência obrigatória para fãs de Hollow Knight, mesmo tendo um escopo menor.

Dicas (Sem Spoilers)

Aqui vão as dicas essenciais para otimizar sua jogatina:

  • A Câmera é sua Melhor Amiga: Use e abuse da ferramenta de fotos. O mapa é vasto e o fast travel é bem limitado, então saber exatamente onde usar aquela nova habilidade economiza horas de backtracking desnecessário.
  • Domine o Ritmo dos Orbes: Inimigos dropam orbes que precisam ser golpeados para coletar recursos. Crie o hábito muscular de atacar o inimigo e o orbe logo em seguida. Isso garante a economia necessária para upgrades.
  • Gerencie as Inspirações: Alguns troféus podem exigir feitos específicos que se tornam triviais com a Inspiração certa (como a que permite dar dash e causar dano em inimigos blindados).
  • Risco Calculado: Tome cuidado com sua reserva de tinta e tente aumenta-la procurando por frascos de tinta espalhados pelo game.

Depois de fechar a história, o mundo ainda guarda segredos. O meu canal do YT (M4Ximizando) tem vários guias para os chefes mais desafiadores do jogo.


Constance é uma joia do gênero Metroidvania que combina arte desenhada à mão com um combate punitivo e inovador. Com mecânicas únicas de risco e recompensa baseadas em tinta e uma narrativa tocante sobre saúde mental e pressão criativa, é uma experiência obrigatória para fãs de Hollow Knight.
80º
80º
HOT TAKE: Quente

- Narrativa:

Madura e Relatável

- Combate:

Rítmico e Exigente

- Trilha sonora:

Imersiva e Agradavel

- Diversão:

Gratificante

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