Página inicial / Reviews / Review: Lost Soul Aside – Divertido mas sem alma?

Review: Lost Soul Aside – Divertido mas sem alma?

Lost Soul Aside é aquele jogo que você vai jogar, se divertir com sua gameplay e logo depois de uma semana esquecer completamente do que jogou. Esse é um jogo que, por incrível que pareça, precisava de mais tempo pra desenvolver, existem muitas coisas nele que parecem estar inacabadas, desde a sua história e personagens como até mesmo a sua parte técnica, mas ainda assim é um jogo que tem o seu valor em alguns pontos.

HISTÓRIA

A história do jogo gira em torno de Kaser, um membro de um grupo de resistência chamado Fulgor que é contra os ideais do império. Durante os eventos do prologo do jogo a irmã de Kaser, Louise, tem sua alma roubada por criaturas chamadas de Voidrax, e a nossa missão durante o jogo inteiro é encontrar uma maneira de resgatar a alma da Louise e é claro, livrar o mundo de todos os Voidrax.

a história desse jogo não é o seu ponto forte, muito pelo contrário, na minha experiência foi uma das piores coisas do jogo, então se você esperava uma história boa, que fosse te prender do inicio ao fim ou por pelo menos um bom tempo, muito provavelmente você vai se decepcionar. Aqui não tem nada de novo, é só o cliche de sempre, mas dessa vez é o cliche feito de um jeito qualquer só pra dizer que tem uma história ali.

Os personagens também não ajudam em nada, eles não possuem profundidade alguma e não é por falta de tempo de jogo, porque Lost Soul Aside dura por volta de 20h, e isso é um bom tempo pra desenvolver seus personagens e sua história. Em todo meu tempo como jogo eu não tive aquele apego emocional que as vezes eu acabo tendo com um ou outro personagem em jogos assim, muito pelo contrário, chegou um momento que minha vontade era pular as cenas porque eu sabia que não teria nada de interessante ali, e nos momentos que parecia que ia haver algum desenvolvimento interessante tanto nos personagens quanto na história o jogo simplesmente corria com tudo como se nada disso realmente fosse importante pro jogador. Então acabou que Lost Soul Aside, pra mim, se tornou um hack n slash com personagens desinteressantes num mundo desinteressante.

GAMEPLAY

O combate é aonde esse jogo brilha de verdade.

Em Lost Soul Aside nós temos um total de 4 armas que, assim como em outros jogos do gênero, você não começa com todas elas logo de início, você vai adquirindo essas armas conforme você avança no jogo. Me levou em torno de umas 10h pra que eu tivesse as 4 armas comigo e claro que o combate fica MUITO melhor quando se tem todas as armas, você consegue fazer diversos combos diferentes e é bem divertido ficar experimentando variações diferentes deles. Cada arma conta com sua própria arvore de habilidades onde temos acesso a mais variações de combos e até mesmo melhorias em status do Kaser. Além das armas também existem as habilidades do Arena, um personagem que acompanha o Kaser em sua jornada, e elas só fazem com que a gameplay do jogo fique mais divertida ainda.

Esse jogo também possui um sistema de esquiva e bloqueio, onde uma esquiva perfeita permite que Kaser execute um ataque específico e o bloqueio perfeito pode interromper completamente a ação de alguns inimigos fazendo com que eles fiquem completamente indefesos. A barra de stagger também está presente no jogo, e quando ela chega a 0 o inimigo ficara atordoado e o Kaser pode realizar um ataque finalizador nele. Além dessas mecânicas no combate também existem 3 elementos no jogo, fogo, gelo e raio, e cada um aplica um status negativo nos inimigos OU no proprio Kaser caso ele sofra de algum deles.

O jogo também possui uma certa progressão de personagem através dos acessórios e dos adereços. Os acessórios você equipa nas armas e eles entregam melhorias nos status do Kaser. Os adereços também vão na mesma linha mas alguns deles possuem efeitos diferentes como por exemplo aumentar o seu dano ao trocar de arma, fazer com que você dê muito mais dano nos primeiros 30 segundos de luta, aumentar a vida maxima e por ai vai

O combate de Lost Soul Aside é realmente divertido e na maioria das vezes ele vem acompanhado de uma trilha sonora muito boa, o que só deixava toda essa experiencia de combate melhor ainda. É visível que a atenção dos desenvolvedores foi totalmente pro combate e o resto ficou mais de lado.

Com relação a dificuldade do jogo, ele é extremamente fácil, Lost Soul Aside quase nunca apresenta um desafio, esse é aquele jogo pra você que gosta só de esmagar botão sem nem precisar pensar direito no que está fazendo.

LEVEL DESIGN

Agora com relação ao seu level design o jogo peca um pouco também. o Lost soul aside é um jogo completamente linear, e quando eu digo completamente linear eu falo no sentido literal mesmo, ou seja, nem voltar pra areas anteriores você pode, se você progrediu na fase em alguns pontos, ja era. E ele segue aquele sistema de corredor > inimigos > boss , ou seja, você anda um pouco, chega num lugar onde é obrigatório você enfrentar os inimigos, anda mais um pouco e chega num boss, e as vezes ele te coloca contra um boss seguido do outro. Esse vai ser o loop de gameplay por 20h pelo menos.

o jogo não tem side quests nem nada parecido, o máximo que acontece pra quebrar esse loop de gameplay são os momentos de plataforma do jogo ou uns mini games super simples que não acrescentam em nada pro produto final a não ser encher linguiça. E com relação a puzzles no jogo, eles são quase inexistentes, e nas poucas vezes que aparecem você resolve super rápido.

Os cenários do jogo são bonitos, mas nada muito surreal ou que a gente ja não tenha visto la na época do Playstation 3, não, você não leu errado, época de Playstation 3. E isso vale pra toda a questão gráfica e técnica ATUAL do jogo. Lost soul aside não é um jogo feio, mas eu consigo citar jogos bem antigos que entregam gráficos iguais ou mais bonitos até como por exemplo o final fantasy 13 ou o proprio the last of us 1.

A variedade de inimigos do jogo é no máximo ok, durante a maior parte do tempo você vai enfrentar os mesmos inimigos só que com cores diferentes ou um detalhe ali e aqui pra diferenciar um pouco dos demais. Existem inimigos únicos, mas quando comparados com o total, deixa muito a desejar.

Mas o jogo não peca por ser linear, e sim pela maneira com que ele decidiu ser linear. Final fantasy 10 por exemplo, é um jogo totalmente Linear, mas a maneira com que foi feito a linearidade nele foi bem pensada, de um jeito que não tornava o jogo cansativo. The Last of Us, ja citado anteriormente, é outro jogo que também é totalmente linear mas é feito de uma forma que te prende do começo ao fim. E se você quiser exemplos de jogos lineares que são hack n slash também o proprio devil may cry e o god of war servem aqui, com ambos tendo personagens memoráveis e uma história mais interessante que a desse jogo.

CONCLUSÃO

Lost soul aside pode não possuir uma história interessante ou personagens memoráveis, mas tem um combate divertido acompanhado de uma boa trilha sonora, então se você é fã do gênero hack n slash e só quer saber de desligar o seu cérebro e esmagar botão, esse pode ser um jogo que vai te divertir do começo ao fim, até porque ele é literalmente SÓ isso.

Lost soul aside pode não possuir uma história interessante ou personagens memoráveis, mas tem um combate divertido acompanhado de uma boa trilha sonora.
68º
68º
HOT TAKE: Morno

- Narrativa:

Simples e previsível

- Combate:

Intenso e divertido

- Trilha sonora:

Cativante e coerente

- Diversão:

Boa e inconstante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *